segunda-feira, 14 de maio de 2012

Plano de Aula EJA - História




PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA
EJA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS





PROFESSOR: JOSÉ CARLOS BORGES
DISCIPLINA: HISTÓRIA



Entre o sim, e o não, escreveu-se a história.
Elanklever
DADOS PESSOAIS

EJA- Educação Jovens e Adultos
Unidade Escolar – Escola de Educação Básica Altino Flôres
Anitápolis - SC
Disciplina: História
Professor: José Carlos Borges
Graduação: Licenciatura Plena em História – Cursando Licenciatura Plena em Geografia
E mail: zeka_borges@yahoo.com.br















PLANO DE ENSINO REFERENTE AO ENSINO MÉDIO DE 2012



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Os conteúdos programáticos do Material Didático de História estão de acordo com a realidade  escolar atual, pois busca privilegiar conceitos históricos, tais como: relações de poder, relações sociais, relações de produção, gênero, etnicidade, cotidiano, imaginário e identidade.

O detalhamento dos conteúdos programáticos encontra-se dividido em três tópicos: Temas, Objetivos e Conteúdos. Visando não privilegiar este ou aquele período histórico, mas sim apontar algumas sugestões de tema que possam ser efetuados durante o estudo de cada período histórico.

Através dos conteúdos programáticos expostos no material didático, eu como professor buscarei a medida do possível proporcionar uma visão integrada da vida humana e social. Assim transmitindo ao aluno conhecimentos que serão indispensáveis em sua vida social, despertando-o interesse e a curiosidade, para analise da sociedade que o rodeia, seja através de seus estudos ou até mesmo com a troca de experiência proporcionada entre professor e demais alunos.



01-  Introdução ao estudo de História
Objetivos:
·         Analisar semelhanças e diferenças entre momentos históricos
·         Demonstrar a importância da História em nossas vidas
·         Procurar entender o mundo que nos cerca, enfatizando que a Historia é um processo continuo e nem sempre concreto e imutável.
·         Evidenciar a contribuição das pessoas para construir a História da Humanidade, independente de sua posição social, cor, idade, religião ou profissão.
Conteúdos específicos:
·         Sujeitos Históricos
·         Fontes Históricas
·         O tempo e a História
·         Calendários e relógios

02-  Cultura: a criação do homem
Objetivos:
·         Identificar temas referentes a Pré-História
·         Compreender a dinâmica de mudança e permanência
·         Pesquisar e ler diferentes fontes históricas
·         Desenvolver a analise critica de fontes históricas
Conteúdos específicos:
·         O surgimento da humanidade
·         Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
·         Neolítico ou Idade da Pedra Polida
·         Idade dos Metais
Filme sugerido:
·         A Guerra do Fogo
Leitura de apoio:
·         Coleção Lendas e Mitos – Editora Ática
                                                                                                              
03-  A natureza das civilizações
Objetivos:
·         Compreender a evolução do mundo através da divisão do trabalho
·         Analisar as vantagens e desvantagens através da divisão social do trabalho
Conteúdos específicos:
·         Divisão do Trabalho
·         Trabalho e emprego

04-  Mesopotâmia: terra entre rios
Objetivos:
·         Analisar aspectos culturais que caracterizam as civilizações mesopotâmicas
·         Identificar a formação de aparatos administrativos que estruturam o Estado na Mesopotâmia
·         Compreender a relação entre os aspectos geográficos e históricos na ocupação da Mesopotâmia
Conteúdos específicos:
  • Sumérios
  • Babilônios
  • Assírios
  • Sociedade mesopotâmica
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.tg3.com.br/mesopotâmia
Leitura de apoio:
·         A Mesopotâmia – Editora Saraiva

05-  O continente africano
Objetivos:
·         Compreender a formação de um Estado
·         Verificar qual a importância do meio geográfico no desenvolvimento das civilizações
·         Discutir o papel da escrita na História das civilizações

Conteúdos específicos:
·         A civilização egípcia
·         África abaixo do Saara
·         A expansão Banta
Filme sugerido:
·         Egito: em busca da eternidade
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.guardians.net/egypt

06-  Hebreus e Fenícios
Objetivos:
·         Verificar o papel da religião na formação das sociedades na Ásia Ocidental
·         Conhecer os povos que habitavam a Ásia Ocidental durante a Antiguidade
·         Compreender o uso do Antigo Testamento como fonte de estudo da história
Conteúdos específicos:
·         Evolução Política
·         Fenícios
·         Comércio Marítimo
·         Formação de colônias
Filme sugerido
·         Os Dez Mandamentos
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.shallomjudeu.hpg.ig.com.br
Leitura de apoio:
·         As primeiras civilizações- Editora Atual

07-  Sociedades americanas
Objetivos:
·         Conhecer o significado do termo pré – colombiano
·         Conhecer alguns dos povos que viveram na Mesopotâmia e na região Andina Central
·         Estudar como aconteceu o choque entre a cultura europeia e a nativa a partir do ano de 1492, na América
Conteúdos específicos:
·         América do Norte
·         América Central
·         América do Sul
·         Sítios arqueológicos brasileiros
Filmes sugeridos:
·         A Missão
·         1492 – a conquista do paraíso

08-  Antiguidade ocidental: Grécia Antiga
Objetivos:
·         Compreender a importância da Grécia Antiga par o mundo ocidental contemporâneo
·         Conhecer e discutir os processos históricos que permitiram o surgimento da democracia, bem como o conceito atual de democracia
·         Compreender sobre quais bases se fundamentaram a arte no mundo ocidental
·         Discutir as origens da filosofia
Conteúdos específicos:
  • Grécia Antiga
  • Períodos Históricos
  • Cultura Grega
  • A educação em Esparta
Filme sugerido:
·         Tróia
Leitura de apoio:
·         O Universo, os deuses, os homens – Cia. Das Letras

09-   Antiguidade ocidental: Roma Antiga
Objetivos:
·         Conhecer sobre quais bases se fundamentam o direito e organização política no mundo romano
·         Verificar o legado romano para as sociedades contemporâneas
·         O papel dos movimentos sociais nas transformações politicas e sociais
·         Compreender a importância do Império Romano para as sociedades contemporâneas
·         Pensar a formação e o poder dos impérios
·         Refletir sobre a expansão territorial
Conteúdos específicos:
·         Divisão da história romana
·         O expansionismo romano
·         O declínio do Império Romano
·         Divisão do Império Romano
Filme sugerido:
·         Cruzada




10-  Idade Média no Ocidente
Objetivos:
·         Compreender a divisão social e suas mudanças durante a Idade Média
·         Analisar o papel da Igreja durante a Idade Média
·         Compreender o Teocentrismo e a organização da Igreja
Conteúdos específicos:
·         Sistema Feudal
·         Sociedade Feudal
·         A Igreja Católica na Idade Média
Endereço eletrônico para pesquisa:
www.historianet.com.br
Leitura de apoio:
·         A Cavalaria - A Origem dos Nobres Guerreiros da Idade Média- Editora: Madras


11-  Idade Média no Oriente: Império Bizantino e Mulçumano
Objetivos:
·         Apresentar a civilização bizantina e seus aspectos politico-culturais
·         Conhecer as civilizações árabe e bizantina, seus aspectos políticos e culturais e suas influencias no Ocidente
·         Conhecer o islamismo e a cultura árabe
Conteúdos específicos:
·         Império Bizantino
·         Império Mulçumano
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.islam.org.br
Leitura de apoio:
·         Islamismo: de Maomé a nossos dias – Editora Ática


12-  A crise do Feudalismo e o surgimento do Capitalismo
Objetivos:
·         Compreender as transformações da Baixa Idade Média, determinando a decadência do feudalismo
·         Conhecer o movimento cruzadista e as transformações do período
·         Analisar a crise do final da Idade Média e as transformações que desembocariam no comercial da Idade Moderna
·         Conhecer as diferentes visões sobre as cruzadas, ontem e hoje
·         Entender a construção do conceito de Idade Média
Conteúdos específicos:
·         Capitalismo e progresso comercial urbano
Filmes sugeridos:
·         Em nome de Deus
·         A Cruzada
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.educacional .com.br/projetos
Leitura de apoio:
·         A ética Protestante e o espirito do Capitalismo – Max Weber



13-  O mercantilismo e a montagem do sistema colonial
Objetivos:
·         Entender o sentido da colonização da América
·         Compreender a relação entre o Mercantilismo e a colonização do Novo Mundo
·         Discutir outros fatores envolvidos na colonização tais como a religião e os valores aristocráticos
Conteúdos específicos:
·         Reino português
·         Reino espanhol
·         Política econômica- Mercantilismo
Filme sugerido:
·         Caramuru
Leitura de apoio:
·         As veias abertas da América Latina – Paz e Terra

14-  O pensamento Moderno
Objetivos:
·         Compreender os princípios do pensamento moderno em suas vertentes cientificas, políticas e econômicas
·         Discutir as várias mudanças que ocorreram durante a Idade Moderna, tanto no quadro político quanto no religioso.
Conteúdos específicos:
·         Renascimento
·         Renascimento Cientifico
·         Reforma
·         A Reforma de Martinho Lutero
·         Calvinismo
·         Anglicanismo
·         Contrarreforma
Filmes sugeridos:
·         Lutero
·         A outra

Endereço eletrônico para pesquisa:
·         Solascriptura-tt.org/IgrjasNosSeculos
Leitura de apoio:
·         As Seis Mulheres de Henrique VIII – Antonia Fraser
·         Lutero e a reforma alemã – Editora Ática

15-  Colonização portuguesa na América
Objetivos:
·         Entender o sentido da colonização da América
·         Analisar as diferenças existentes entre as potências mercantilista-expansionistas do século XVI em relação a suas políticas coloniais, problematizando as generalizações que se fazem a partir da divisão entre colônias de exploração e colônias de povoamento
Conteúdos específicos:
·         O indígena brasileiro
Filme sugerido:
·         Tainá
Leitura de apoio:
·         A economia colonial brasileira- Editora Atual


16-  Administração Colonial Portuguesa
Objetivos:
·         Discutir a instalação da administração na colônia percebendo a relação desse aparelho administrativo com os objetivos da Coroa
·         Discutir os limites da administração pretendida pela Coroa na colônia
·         Articular o presente e o passado: o publico e o privado e as praticas patrimonialistas
Conteúdos específicos:
·         Tratado de Tordesilhas
·         Fase do Açúcar (Séculos XVI e XVII)
·         As capitanias hereditárias e o governo- geral
·         Economia Colonial
·         Sociedade Colonial
·         Invasões Holandesas
·         Expansão territorial: bandeiras
·         Sociedade mineradora
·         Desenvolvimento urbano nas cidades mineiras
·         Revoltas e conflitos coloniais
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.10emtudo.com.br
Leitura de apoio:
·         O sol e a sombra: política e administração na América portuguesa do século XVIII-Editora Companhia das Letras de Laura Mello e Souza


17-  As revoluções do século XVIII
Objetivos:
·         Compreender os princípios do pensamento iluminista
·         Desenvolver a percepção critica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos
·         Compreender o processo de formação e independência das 13 colônias inglesas na América
Conteúdos específicos:
·         Revolução Francesa
·         A sociedade francesa
·         A independência dos Estados Unidos da América
Filmes sugeridos:
·         Amadeus
·         Jefferson em Paris
·         The French Revolution- HISTORY
·         O Patriota
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.historiaweb.cjb.net
Leituras de apoio:
·         Despotismo Esclarecido- Editora Ática
·         A Revolução Francesa – Editora Ática

18-  A Independência e o Império no Brasil  
Objetivos:
·         Compreender a formação do Estado Nacional Brasileiro
·         Discutir a unidade territorial
·         Posicionar-se com relação aos projetos de nação e Estado Brasileiro no presente
Conteúdos específicos:
·         Primeiro Reinado
·         Assembleia Constituinte
·         A abdicação de D.Pedro I e o Período Regencial
Filme sugerido:
·         1808
Leitura de apoio:
·         A Confederação do Equador

19-  Segundo Reinado no Brasil
Objetivos:
·         Reconhecer temas e tópicos referentes à política do Segundo Reinado
·         Identificar e conceituar as correntes políticas do período e do presente
·         Estabelecer razão de casualidade histórica definir os conceitos de conservadorismo e liberalismo a luz a especificidade do desenvolvimento histórico brasileiro
Conteúdos específicos:
·         Abolição da escravidão
·         A imigração europeia
·         Campanha Republicana
Filmes sugeridos:
·         Independência ou Morte
·         Minissérie Mad Maria
Leituras de apoio:
·         A Revolução Praieira - Editora Ática
·         A ordem e progresso – Editora Ática

20-  Primeira Guerra Mundial
Objetivos:
·         Discutir o significado da Primeira Guerra Mundial para o século XX
·         Analisar o cenário que antecedeu o conflito mundial
·         Refletir sobre os problemas e uma guerra
·         Pensar no uso que se faz da tecnologia
Conteúdos específicos:
·         Antecedentes da Primeira Guerra
·         Sistema de Alianças
·         O mundo em Guerra
·         Tratado de Versalhes
Filme sugerido:
·         1900
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.grandesguerras.com.br
Leitura de apoio:
·         A Primeira Guerra Mundial

21-  Revolução Russa
Objetivos:
·         Discutir os ideais socialistas
·         Trabalhar o contexto histórico de uma revolução social
·         Analisa a formação de uma superpotência, a URSS
Conteúdos específicos:                                                                
·         As figuras históricas da Revolução
Filme sugerido:
·         Doutor Jivago
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.historianet.com.br

Leitura de apoio:
·         História Concisa da Revolução Russa- de Pipes, Richard-Editora: Bestbolso
·         Fuga da História? - A Revolução Russa e a Revolução Chinesa Vistas de Hoje-de Losurdo, Domenico Editora: Revan

22-  Período entre guerras
Objetivos:
·         Identificar as origens dos estados totalitários no período entre guerras
·         Discutir as principais características do nazi-fascismo
·         Refletir sobre as crises do capitalismo
·         Combater o preconceito e o racismo como a xenofobia dos dias atuais
Conteúdos específicos:
·         Queda da bolsa de Nova Iorque
·         Regimes totalitários
Filme sugerido:
·         Terra e Liberdade
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.nazifascismo.hpg.ig.com.br
Leitura de apoio:
·         A Guerra Civil Espanhola – Editora Scipione


23-  Segunda Guerra Mundial
Objetivos:
·         Compreender a Segunda Guerra Mundial, suas causas e efeitos
·         Identificar e conceituar a relação entre a Segunda Guerra e a queda de Vargas
·         Repensar os conceitos de totalitarismo, nazismo, fascismo, socialismo e capitalismo
Conteúdos específicos:
·         Guerra na Europa
·         Julgamento de Nuremberg
·         Criação da Organização das Nações Unidas- ONU
·         Declaração dos Direitos Humanos

Filmes sugeridos:
·         A lista de Schindler
·         Matemática do Diabo
·         A vida é bela
·         A queda de Hitler
·         Olga
Leitura de apoio:
·         A Segunda Guerra Mundial- Editora Ática

24-   Brasil República
Objetivos:
·         Discutir as crises da república oligárquica no Brasil
·         Debater o conceito de revolução
Conteúdos específicos:
·         A República da Espada
·         Política do Café com Leite
·         Urbanização e Movimento Operário no Brasil no inicio do século XX
Filme sugerido:
·         Memorias do Cangaço
Endereço eletrônico para pesquisa:
·         www.infonet.com.br/lampião
Leitura de apoio:
·         O movimento operário na República

25-  A crise da República Velha e o Golpe de 1930
Objetivos:
·         Identificar as características da Era Vargas
·         Compreender a formação de um Estado totalitário
·         Pensar no uso de meios de comunicação para a divulgação de ideologias

Conteúdos específicos:
·         Populismo
·         Constituição de 1934
·         Intentona Comunista (1935)
·         Estado Novo (1937-1945)
·         Política Externa e fim do Estado Novo
Filmes sugeridos:
·         A Era Vargas
·         Olga
Endereço para pesquisa:
·         www.culturabrasil.pro.br/vargas
Leitura de apoio:
·         1935: a Revolta Vermelha

26-  A Guerra Fria
Objetivos:
·         Relacionar a Guerra Fria, alguns conflitos políticos mundiais do século XX
·         Compreender as diferentes orientações politicas dos sucessivos governos soviéticos e norte- americanos
·         Refletir criticamente, sobre o desenvolvimento da sociedade, seus direitos e seus conflitos sociais internos
Conteúdos específicos:
·         Hegemonia dos Estados Unidos
·         A União das Republicas Socialistas Soviéticas
Filmes sugeridos:
·         Os eleitos
·         Chê
·         O ultimo rei da Escócia
Leitura de apoio:
·         Guerra Fria: a era do medo – Editora Ática


27-  Brasil período democrático (1945-1964) e a Ditadura Militar

Objetivos:
·         Tratar dos conceitos de alinhamento, dependência, populismo, golpe militar, ditadura e centralismo.
·         Buscar um maior entendimento sobre o conceito cidadania
·         Identificar os sujeitos históricos articuladores para o golpe militar de 1964
·         Identificar as correntes nacionalistas e desenvolvimentistas que dominaram a cena política brasileira na segunda metade do século XX
Conteúdos específicos:
·         Governos Democráticos
·         Plebiscito
·         Golpe Militar de 1964 e seus vários governos
Filmes sugeridos:
·         Meu nome não é Johnny
·         Reis e Ratos
Endereço para pesquisas:
·         www.geocities.com/ranndalph
Leitura de apoio:
·         O regime Militar Brasileiro – Editora Atual

28-  A Nova República no Brasil
Objetivos:
·         Compreender o conceito de neoliberalismo econômico e noções de globalização
Conteúdos específicos:
·         Plano Verão
·         Constituição de 1988
·         Governos Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula ( Luiz Inácio da Silva )
Filmes sugeridos:
·         Central do Brasil
·         Tropa de Elite
·         Lula, o filho do Brasil
Endereço para pesquisa:
·         www.ibge.gov.br
·         http://www.youtube.com/watch?v=hblBL1KTTfw – O que você tem haver com a corrupção
Leitura de apoio:
·         Acorda Brasil – o que você deve saber sobre a Constituição – Saraiva

29-  A Nova Ordem Mundial
Objetivos:
·         Compreender o conceito de globalização
·         Discutir os conceitos de neoliberalismo econômico
Conteúdos específicos:
·         As Comunidades de Estados Independentes (CEI)
·         Oriente Médio
·         Globalização
Leitura de apoio:
·         O MERCOSUL e a sociedade global – Editora Ática
·         BRICS e a Ordem Global – Editora FGV

METODOLOGIA
As aulas ministradas por mim seguem um caráter bem diversificado de acordo com a acessibilidade de ambiente e alunos, essas aulas seguem o arquétipo de aulas expositivas, trabalhos em grupos, pesquisas em jornais e revistas, painéis de textos, figuras e desenhos, leituras e debates, aulas audiovisuais, produções de texto e dinâmicas.

AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado através de seu desempenho e de sua participação nos trabalhos, nas dinâmicas em grupo, nos debates, nos trabalhos de pesquisa e leitura, sendo que se necessário será aplicado prova para fixar conteúdo.
Porém a avaliação será feita de forma a contribuir para a formação do individuo, respeitando suas diferenças e individualidades.

BIBLIOGRAFIA:
SCHMIDT, Mário. Nova História Critica. Volume Único. São Paulo: Editora Nova Geração, 2005.
BRODBECK, Marta de Souza Lima. EJA, Ensino Médio. Curitiba: Editora Contextual, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário