PLANO DE
ENSINO DE HISTÓRIA
EJA
EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
PROFESSOR:
JOSÉ CARLOS BORGES
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
Entre o sim, e o não,
escreveu-se a história.
Elanklever
DADOS PESSOAIS
EJA- Educação Jovens e
Adultos
Unidade Escolar – Escola de Educação Básica Altino Flôres
Anitápolis - SC
Disciplina: História
Professor: José Carlos Borges
Graduação: Licenciatura Plena em História – Cursando Licenciatura Plena
em Geografia
E mail:
zeka_borges@yahoo.com.br
PLANO DE ENSINO REFERENTE AO ENSINO
MÉDIO DE 2012
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Os conteúdos
programáticos do Material Didático de História estão de acordo com a realidade escolar atual, pois busca privilegiar
conceitos históricos, tais como: relações de poder, relações sociais, relações
de produção, gênero, etnicidade, cotidiano, imaginário e identidade.
O detalhamento
dos conteúdos programáticos encontra-se dividido em três tópicos: Temas,
Objetivos
e Conteúdos.
Visando não privilegiar este ou aquele período histórico, mas sim
apontar algumas sugestões de tema que possam ser efetuados durante o estudo de
cada período histórico.
Através dos
conteúdos programáticos expostos no material didático, eu como professor
buscarei a medida do possível proporcionar uma visão integrada da vida humana e
social. Assim transmitindo ao aluno conhecimentos que serão indispensáveis em
sua vida social, despertando-o interesse e a curiosidade, para analise da
sociedade que o rodeia, seja através de seus estudos ou até mesmo com a troca
de experiência proporcionada entre professor e demais alunos.
01- Introdução ao estudo de História
Objetivos:
·
Analisar semelhanças e diferenças entre momentos
históricos
·
Demonstrar a importância da História em nossas
vidas
·
Procurar entender o mundo que nos cerca,
enfatizando que a Historia é um processo continuo e nem sempre concreto e
imutável.
·
Evidenciar a contribuição das pessoas para
construir a História da Humanidade, independente de sua posição social, cor,
idade, religião ou profissão.
Conteúdos específicos:
·
Sujeitos Históricos
·
Fontes Históricas
·
O tempo e a História
·
Calendários e relógios
02- Cultura: a criação do homem
Objetivos:
·
Identificar temas referentes a Pré-História
·
Compreender a dinâmica de mudança e permanência
·
Pesquisar e ler diferentes fontes históricas
·
Desenvolver a analise critica de fontes
históricas
Conteúdos específicos:
·
O surgimento da humanidade
·
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
·
Neolítico ou Idade da Pedra Polida
·
Idade dos Metais
Filme sugerido:
·
A Guerra do Fogo
Leitura de apoio:
·
Coleção Lendas e Mitos – Editora Ática
03- A natureza das civilizações
Objetivos:
·
Compreender a evolução do mundo através da
divisão do trabalho
·
Analisar as vantagens e desvantagens através da
divisão social do trabalho
Conteúdos específicos:
·
Divisão do Trabalho
·
Trabalho e emprego
04- Mesopotâmia: terra entre rios
Objetivos:
·
Analisar aspectos culturais que caracterizam as
civilizações mesopotâmicas
·
Identificar a formação de aparatos
administrativos que estruturam o Estado na Mesopotâmia
·
Compreender a relação entre os aspectos
geográficos e históricos na ocupação da Mesopotâmia
Conteúdos específicos:
- Sumérios
- Babilônios
- Assírios
- Sociedade mesopotâmica
Endereço
eletrônico para pesquisa:
·
www.tg3.com.br/mesopotâmia
Leitura de
apoio:
·
A Mesopotâmia – Editora Saraiva
05- O continente africano
Objetivos:
·
Compreender a formação de um Estado
·
Verificar qual a importância do meio geográfico
no desenvolvimento das civilizações
·
Discutir o papel da escrita na História das
civilizações
Conteúdos específicos:
·
A civilização egípcia
·
África abaixo do Saara
·
A expansão Banta
Filme sugerido:
·
Egito: em busca da eternidade
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.guardians.net/egypt
06- Hebreus e Fenícios
Objetivos:
·
Verificar o papel da religião na formação das
sociedades na Ásia Ocidental
·
Conhecer os povos que habitavam a Ásia Ocidental
durante a Antiguidade
·
Compreender o uso do Antigo Testamento como
fonte de estudo da história
Conteúdos específicos:
·
Evolução Política
·
Fenícios
·
Comércio Marítimo
·
Formação de colônias
Filme sugerido
·
Os Dez Mandamentos
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.shallomjudeu.hpg.ig.com.br
Leitura de apoio:
·
As primeiras civilizações- Editora Atual
07- Sociedades americanas
Objetivos:
·
Conhecer o significado do termo pré – colombiano
·
Conhecer alguns dos povos que viveram na
Mesopotâmia e na região Andina Central
·
Estudar como aconteceu o choque entre a cultura
europeia e a nativa a partir do ano de 1492, na América
Conteúdos específicos:
·
América do Norte
·
América Central
·
América do Sul
·
Sítios arqueológicos brasileiros
Filmes sugeridos:
·
A Missão
·
1492 – a conquista do paraíso
08- Antiguidade ocidental: Grécia Antiga
Objetivos:
·
Compreender a importância da Grécia Antiga par o
mundo ocidental contemporâneo
·
Conhecer e discutir os processos históricos que
permitiram o surgimento da democracia, bem como o conceito atual de democracia
·
Compreender sobre quais bases se fundamentaram a
arte no mundo ocidental
·
Discutir as origens da filosofia
Conteúdos específicos:
- Grécia Antiga
- Períodos Históricos
- Cultura Grega
- A educação em Esparta
Filme sugerido:
·
Tróia
Leitura de apoio:
·
O Universo, os deuses, os homens – Cia. Das
Letras
09- Antiguidade
ocidental: Roma Antiga
Objetivos:
·
Conhecer sobre quais bases se fundamentam o
direito e organização política no mundo romano
·
Verificar o legado romano para as sociedades
contemporâneas
·
O papel dos movimentos sociais nas
transformações politicas e sociais
·
Compreender a importância do Império Romano para
as sociedades contemporâneas
·
Pensar a formação e o poder dos impérios
·
Refletir sobre a expansão territorial
Conteúdos específicos:
·
Divisão da história romana
·
O expansionismo romano
·
O declínio do Império Romano
·
Divisão do Império Romano
Filme sugerido:
·
Cruzada
10- Idade Média no Ocidente
Objetivos:
·
Compreender a divisão social e suas mudanças
durante a Idade Média
·
Analisar o papel da Igreja durante a Idade Média
·
Compreender o Teocentrismo e a organização da
Igreja
Conteúdos específicos:
·
Sistema Feudal
·
Sociedade Feudal
·
A Igreja Católica na Idade Média
Endereço eletrônico para
pesquisa:
www.historianet.com.br
Leitura de apoio:
·
A Cavalaria - A Origem dos Nobres Guerreiros da
Idade Média- Editora: Madras
11- Idade Média no Oriente: Império Bizantino e Mulçumano
Objetivos:
·
Apresentar a civilização bizantina e seus
aspectos politico-culturais
·
Conhecer as civilizações árabe e bizantina, seus
aspectos políticos e culturais e suas influencias no Ocidente
·
Conhecer o islamismo e a cultura árabe
Conteúdos específicos:
·
Império Bizantino
·
Império Mulçumano
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.islam.org.br
Leitura de apoio:
·
Islamismo: de Maomé a nossos dias – Editora Ática
12- A crise do Feudalismo e o surgimento do Capitalismo
Objetivos:
·
Compreender as transformações da Baixa Idade
Média, determinando a decadência do feudalismo
·
Conhecer o movimento cruzadista e as
transformações do período
·
Analisar a crise do final da Idade Média e as
transformações que desembocariam no comercial da Idade Moderna
·
Conhecer as diferentes visões sobre as cruzadas,
ontem e hoje
·
Entender a construção do conceito de Idade Média
Conteúdos específicos:
·
Capitalismo e progresso comercial urbano
Filmes sugeridos:
·
Em nome de Deus
·
A Cruzada
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.educacional .com.br/projetos
Leitura de apoio:
·
A ética Protestante e o espirito do Capitalismo
– Max Weber
13- O mercantilismo e a montagem do sistema colonial
Objetivos:
·
Entender o sentido da colonização da América
·
Compreender a relação entre o Mercantilismo e a
colonização do Novo Mundo
·
Discutir outros fatores envolvidos na
colonização tais como a religião e os valores aristocráticos
Conteúdos específicos:
·
Reino português
·
Reino espanhol
·
Política econômica- Mercantilismo
Filme sugerido:
·
Caramuru
Leitura de apoio:
·
As veias abertas da América Latina – Paz e Terra
14- O pensamento Moderno
Objetivos:
·
Compreender os princípios do pensamento moderno
em suas vertentes cientificas, políticas e econômicas
·
Discutir as várias mudanças que ocorreram durante
a Idade Moderna, tanto no quadro político quanto no religioso.
Conteúdos específicos:
·
Renascimento
·
Renascimento Cientifico
·
Reforma
·
A Reforma de Martinho Lutero
·
Calvinismo
·
Anglicanismo
·
Contrarreforma
Filmes sugeridos:
·
Lutero
·
A outra
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
Solascriptura-tt.org/IgrjasNosSeculos
Leitura de apoio:
·
As Seis Mulheres de Henrique VIII – Antonia
Fraser
·
Lutero e a reforma alemã – Editora Ática
15- Colonização portuguesa na América
Objetivos:
·
Entender o sentido da colonização da América
·
Analisar as diferenças existentes entre as
potências mercantilista-expansionistas do século XVI em relação a suas políticas
coloniais, problematizando as generalizações que se fazem a partir da divisão
entre colônias de exploração e colônias de povoamento
Conteúdos específicos:
·
O indígena brasileiro
Filme sugerido:
·
Tainá
Leitura de apoio:
·
A economia colonial brasileira- Editora Atual
16- Administração Colonial Portuguesa
Objetivos:
·
Discutir a instalação da administração na
colônia percebendo a relação desse aparelho administrativo com os objetivos da
Coroa
·
Discutir os limites da administração pretendida
pela Coroa na colônia
·
Articular o presente e o passado: o publico e o
privado e as praticas patrimonialistas
Conteúdos específicos:
·
Tratado de Tordesilhas
·
Fase do Açúcar (Séculos XVI e XVII)
·
As capitanias hereditárias e o governo- geral
·
Economia Colonial
·
Sociedade Colonial
·
Invasões Holandesas
·
Expansão territorial: bandeiras
·
Sociedade mineradora
·
Desenvolvimento urbano nas cidades mineiras
·
Revoltas e conflitos coloniais
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.10emtudo.com.br
Leitura de apoio:
·
O sol e a sombra: política e administração na
América portuguesa do século XVIII-Editora Companhia das Letras de Laura Mello
e Souza
17- As revoluções do século XVIII
Objetivos:
·
Compreender os princípios do pensamento
iluminista
·
Desenvolver a percepção critica e transformadora
sobre os eventos e estudos históricos
·
Compreender o processo de formação e
independência das 13 colônias inglesas na América
Conteúdos específicos:
·
Revolução Francesa
·
A sociedade francesa
·
A independência dos Estados Unidos da América
Filmes sugeridos:
·
Amadeus
·
Jefferson em Paris
·
The French Revolution- HISTORY
·
O Patriota
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.historiaweb.cjb.net
Leituras de apoio:
·
Despotismo Esclarecido- Editora Ática
·
A Revolução Francesa – Editora Ática
18- A Independência e o Império no Brasil
Objetivos:
·
Compreender a formação do Estado Nacional
Brasileiro
·
Discutir a unidade territorial
·
Posicionar-se com relação aos projetos de nação
e Estado Brasileiro no presente
Conteúdos específicos:
·
Primeiro Reinado
·
Assembleia Constituinte
·
A abdicação de D.Pedro I e o Período Regencial
Filme sugerido:
·
1808
Leitura de apoio:
·
A Confederação do Equador
19- Segundo Reinado no Brasil
Objetivos:
·
Reconhecer temas e tópicos referentes à política
do Segundo Reinado
·
Identificar e conceituar as correntes políticas
do período e do presente
·
Estabelecer razão de casualidade histórica definir
os conceitos de conservadorismo e liberalismo a luz a especificidade do
desenvolvimento histórico brasileiro
Conteúdos específicos:
·
Abolição da escravidão
·
A imigração europeia
·
Campanha Republicana
Filmes sugeridos:
·
Independência ou Morte
·
Minissérie Mad Maria
Leituras de apoio:
·
A Revolução Praieira - Editora Ática
·
A ordem e progresso – Editora Ática
20- Primeira Guerra Mundial
Objetivos:
·
Discutir o significado da Primeira Guerra
Mundial para o século XX
·
Analisar o cenário que antecedeu o conflito
mundial
·
Refletir sobre os problemas e uma guerra
·
Pensar no uso que se faz da tecnologia
Conteúdos específicos:
·
Antecedentes da Primeira Guerra
·
Sistema de Alianças
·
O mundo em Guerra
·
Tratado de Versalhes
Filme sugerido:
·
1900
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.grandesguerras.com.br
Leitura de apoio:
·
A Primeira Guerra Mundial
21- Revolução Russa
Objetivos:
·
Discutir os ideais socialistas
·
Trabalhar o contexto histórico de uma revolução
social
·
Analisa a formação de uma superpotência, a URSS
Conteúdos
específicos:
·
As figuras históricas da Revolução
Filme sugerido:
·
Doutor Jivago
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.historianet.com.br
Leitura de apoio:
·
História Concisa da Revolução Russa- de Pipes,
Richard-Editora: Bestbolso
·
Fuga da História? - A Revolução Russa e a
Revolução Chinesa Vistas de Hoje-de Losurdo, Domenico Editora: Revan
22- Período entre guerras
Objetivos:
·
Identificar as origens dos estados totalitários
no período entre guerras
·
Discutir as principais características do
nazi-fascismo
·
Refletir sobre as crises do capitalismo
·
Combater o preconceito e o racismo como a
xenofobia dos dias atuais
Conteúdos específicos:
·
Queda da bolsa de Nova Iorque
·
Regimes totalitários
Filme sugerido:
·
Terra e Liberdade
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.nazifascismo.hpg.ig.com.br
Leitura de apoio:
·
A Guerra Civil Espanhola – Editora Scipione
23- Segunda Guerra Mundial
Objetivos:
·
Compreender a Segunda Guerra Mundial, suas
causas e efeitos
·
Identificar e conceituar a relação entre a
Segunda Guerra e a queda de Vargas
·
Repensar os conceitos de totalitarismo, nazismo,
fascismo, socialismo e capitalismo
Conteúdos específicos:
·
Guerra na Europa
·
Julgamento de Nuremberg
·
Criação da Organização das Nações Unidas- ONU
·
Declaração dos Direitos Humanos
Filmes sugeridos:
·
A lista de Schindler
·
Matemática do Diabo
·
A vida é bela
·
A queda de Hitler
·
Olga
Leitura de apoio:
·
A Segunda Guerra Mundial- Editora Ática
24- Brasil
República
Objetivos:
·
Discutir as crises da república oligárquica no
Brasil
·
Debater o conceito de revolução
Conteúdos específicos:
·
A República da Espada
·
Política do Café com Leite
·
Urbanização e Movimento Operário no Brasil no
inicio do século XX
Filme sugerido:
·
Memorias do Cangaço
Endereço eletrônico para
pesquisa:
·
www.infonet.com.br/lampião
Leitura de apoio:
·
O movimento operário na República
25- A crise da República Velha e o Golpe de 1930
Objetivos:
·
Identificar as características da Era Vargas
·
Compreender a formação de um Estado totalitário
·
Pensar no uso de meios de comunicação para a
divulgação de ideologias
Conteúdos específicos:
·
Populismo
·
Constituição de 1934
·
Intentona Comunista (1935)
·
Estado Novo (1937-1945)
·
Política Externa e fim do Estado Novo
Filmes sugeridos:
·
A Era Vargas
·
Olga
Endereço para pesquisa:
·
www.culturabrasil.pro.br/vargas
Leitura de apoio:
·
1935: a Revolta Vermelha
26- A Guerra Fria
Objetivos:
·
Relacionar a Guerra Fria, alguns conflitos
políticos mundiais do século XX
·
Compreender as diferentes orientações politicas
dos sucessivos governos soviéticos e norte- americanos
·
Refletir criticamente, sobre o desenvolvimento
da sociedade, seus direitos e seus conflitos sociais internos
Conteúdos específicos:
·
Hegemonia dos Estados Unidos
·
A União das Republicas Socialistas Soviéticas
Filmes sugeridos:
·
Os eleitos
·
Chê
·
O ultimo rei da Escócia
Leitura de apoio:
·
Guerra Fria: a era do medo – Editora Ática
27- Brasil período democrático (1945-1964) e a Ditadura
Militar
Objetivos:
·
Tratar dos conceitos de alinhamento,
dependência, populismo, golpe militar, ditadura e centralismo.
·
Buscar um maior entendimento sobre o conceito
cidadania
·
Identificar os sujeitos históricos articuladores
para o golpe militar de 1964
·
Identificar as correntes nacionalistas e desenvolvimentistas
que dominaram a cena política brasileira na segunda metade do século XX
Conteúdos específicos:
·
Governos Democráticos
·
Plebiscito
·
Golpe Militar de 1964 e seus vários governos
Filmes sugeridos:
·
Meu nome não é Johnny
·
Reis e Ratos
Endereço para pesquisas:
·
www.geocities.com/ranndalph
Leitura de apoio:
·
O regime Militar Brasileiro – Editora Atual
28- A Nova República no Brasil
Objetivos:
·
Compreender o conceito de neoliberalismo
econômico e noções de globalização
Conteúdos específicos:
·
Plano Verão
·
Constituição de 1988
·
Governos Collor, Fernando Henrique Cardoso e
Lula ( Luiz Inácio da Silva )
Filmes sugeridos:
·
Central do Brasil
·
Tropa de Elite
·
Lula, o filho do Brasil
Endereço para pesquisa:
·
www.ibge.gov.br
·
http://www.youtube.com/watch?v=hblBL1KTTfw – O
que você tem haver com a corrupção
Leitura de apoio:
·
Acorda Brasil – o que você deve saber sobre a
Constituição – Saraiva
29- A Nova Ordem Mundial
Objetivos:
·
Compreender o conceito de globalização
·
Discutir os conceitos de neoliberalismo
econômico
Conteúdos específicos:
·
As Comunidades de Estados Independentes (CEI)
·
Oriente Médio
·
Globalização
Leitura de apoio:
·
O MERCOSUL e a sociedade global – Editora Ática
·
BRICS e a Ordem Global – Editora FGV
METODOLOGIA
As aulas ministradas por mim
seguem um caráter bem diversificado de acordo com a acessibilidade de ambiente
e alunos, essas aulas seguem o arquétipo de aulas expositivas, trabalhos em
grupos, pesquisas em jornais e revistas, painéis de textos, figuras e desenhos,
leituras e debates, aulas audiovisuais, produções de texto e dinâmicas.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado através de
seu desempenho e de sua participação nos trabalhos, nas dinâmicas em grupo, nos
debates, nos trabalhos de pesquisa e leitura, sendo que se necessário será
aplicado prova para fixar conteúdo.
Porém a avaliação será feita de
forma a contribuir para a formação do individuo, respeitando suas diferenças e
individualidades.
BIBLIOGRAFIA:
SCHMIDT, Mário. Nova História Critica. Volume Único.
São Paulo: Editora Nova Geração, 2005.
BRODBECK, Marta de Souza Lima. EJA, Ensino Médio. Curitiba: Editora
Contextual, 2009.
Bom plano!
ResponderExcluirGostei do plano, bem alinhado para trabalhar em sala de aula.
ResponderExcluirGostei muito bem compreendido
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirMuito adequado.Parabéns e obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirEu amo tudo isso
ResponderExcluirMaravilhoso programa. Adorei. Parabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso programa.
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirExcelente!👋👋👋
ResponderExcluir